O TRABALHO
A cultura organizacional é formada por um conjunto de valores (éticos e morais) e princípios (crenças, políticas internas e externas, práticas, estrutura, processos e sistemas).
São “regras” que todos da organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para o trabalho, ou seja, compartilhado em todos os níveis e é isso que diferencia uma organização das demais.
Cultura podemos dizer que é um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas, quanto mais se entende a cultura da empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado.
De acordo com pesquisadores do assunto, existem sete características básicas que capturam a essência da cultura de uma organização:
Inovação e assunção de riscos onde o grau em que os funcionários são estimulados a inovar e assumir riscos.
Atenção aos detalhes o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.
Orientação para os resultados onde se avalia o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance.
Orientação para as pessoas aqui o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.
Orientação para as equipes, ou seja, o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em termos de equipes do que de indivíduos.
Agressividade o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas em vez de dóceis e acomodadas.
Estabilidade por fim, o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste com o crescimento.
Com base nessas informações podemos dizer se a cultura organizacional é representada pela forma como os seus colaboradores percebem as características da cultura da empresa, quer gostem ou não. Em muitas empresas, a maioria das pessoas não gostam.
Se a empresa possui valores essenciais bem definidos e amplamente compartilhados, maior o impacto positivo das lideranças sobre o comportamento dos funcionários e, portanto, menor a rotatividade. É o que se pode chamar de cultura organizacional forte. Quando os valores essenciais estão equivocados e se chocam com os valores adotados pela maioria, menor o grau de comprometimento e maior a probabilidade de a empresa falir em seus objetivos. Isso é o que se pode chamar de cultura organizacional fraca.
Benefícios da Pesquisa de Avaliação da Cultura Organizacional são muitas, pois, é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para assim atacar efetivamente os principais focos de problemas e melhorando o ambiente de trabalho. É a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa. O diagnóstico realizado pela pesquisa permite à organização obter diversos benefícios, tais como:
Melhorar o ambiente de trabalho e a percepção referente à empresa.
Identificar os pontos críticos para balizar programas de melhoria e aperfeiçoamento interno.
Potencializar os processos fortes da organização.
Obter a sinergia dos colaboradores e lideranças.
Oportunidade de avaliação, feedback e reorientação dos colaboradores e das lideranças em torno dos objetivos organizacionais.
Oportunidade para os colaboradores refletirem sobre seu desenvolvimento profissional e pessoal.
E outras ações que se façam necessárias e que são detectados pelos aspectos subjetivos que fazem parte do dia-a-dia da organização.
Isso cria uma base de informações, identifica e compreende os aspectos positivos e negativos que impactam no Clima e orienta a definição de planos de ação para melhoria do clima organizacional e, conseqüentemente, da produtividade da empresa.
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